Postagens populares

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Maculelê

MACULELÊ


É uma dança com um jogo de bastões remanescentes dos antigos índios cucumbis. esta dança de porretes tem origem Afro-Indígena, pois foi trazida pelos negros da África para cá.















Maculelê é a dança que os escravos praticavam no meio do canavial. Com cepos de cana nas mãos, extravasavam todo o ódio que sentiam pelas atrocidades dos feitores. Eles diziam que era uma dança, mas na verdade era uma forma de luta contra os horrores da escravidão e do cativeiro. Os cepos de cana e os pedaços de pau que encontravam, substituíam as armas que não podiam ter.














Cantavam músicas que evidenciavam o ódio num dialeto africano para que os feitores não entendessem o sentido das palavras. Assim como a "brincadeira de Angola" camuflou a periculosidade dos movimentos da capoeira, a dança do maculelê também era uma maneira de esconder os perigos das porretadas desta dança.



.



A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros com determinados trechos da música que é cantada, acompanhada pela forte batida do atabaque. Essa batida é feita quando no final de cada frase da música, os dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois

Os passos desta dança se assemelham muito aos do frevo pernambucano, são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas dão ritmo fundamental para a execução de muitos trejeitos de corpo dos dançarinos.


Dos golpes e investidas dos feitores, os negros se defendiam com largas cruzadas de pernas e fortes porretadas que atingiam principalmente a cabeça ou as pernas dos feitores de acordo com o abaixar e levantar dos negros. Além dessas defesas, os negros pulavam de um lado pro outro, dificultando o assédio do feitor. Para as lutas travadas durante o dia, os negros treinavam durante a noite nos terreiros das senzalas com paus em chamas que retiravam das fogueiras, trazendo ainda mais perigo ao agressor
Atualmente a dança do maculelê é muito praticada para ser admirada. É parte certa nas apresentações de grupos de capoeira e em eventos realizados como formaturas, encontros, batizados, etc.


O maculelê pode ser feito com porretes de paus, facões ou facas, mas alguns grupos praticam o maculelê com tochas de fogo ou "tições" retirados na hora de uma fogueira no meio da roda.


.




Exige-se muitas habilidades dos dançarinos, pois se transforma num maravilhoso
espetáculo.

Um comentário: